FESTIVAL DE CINEMA DE XERÉM

Mónica Trigo, com extensa trajetória de gestão e produção cultural, junto com Rodrigo Fonseca, crítico e dramaturgo, e Sergio Assis, experiente produtor audiovisual, formam a equipe responsável pela seleção e organização das mostras. Sergio Assis se destaca na curadoria da Mostra Competitiva Fluminense e Baixada de Curtas e da Mostra Competitiva Cinema Leva Eu de Curtas. Rodrigo Fonseca assume a responsabilidade pela Mostra Competitiva Nacional de Curtas e pela Mostra Especial da Crítica de Curtas, esta última em colaboração com Mónica Trigo. Juntos, eles trazem uma diversidade de produções que enriquecem o 1º Festival de Cinema de Xerém.

Mostra Especial da Crítica

Graduada em Ciências Sociais e Comunicação Social. Com experiência em gestão pública federal, estadual e municipal. É curadora e jurada técnica de vários festivais nacionais e internacionais de cinema. Compõe comissões de avaliação de projetos em editais nacionais e internacionais. É realizadora de festivais de cinema e membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e do Conselho Consultivo do Fórum dos Festivais. Preside a ABRAFAN – Associação Brasileira de Festivais de Cinema Fantástico e a FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico. Apresenta painéis sobre cinema fantástico em mercados internacionais.

Mostra Nacional &
Mostra Especial da Crítica

Formado em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, com especialização em Literatura Infantojuvenil pela UCAM. Crítico de cinema, dramaturgo e roteirista, assinou reportagens no O Globo, no Estado de S. Paulo e no Jornal do Brasil, onde ainda é colaborador. É autor do romance “Como Era Triste a Chinesa de Godard” e da biografia de Renato Aragão (“Do Ceará Para O Coração Do Brasil”). Rodrigo também escreveu peças teatrais como “Chico Xavier em Pessoa” e “François Truffaut: O Cinema É Minha Vida”. É correspondente do site luso C7nema, e repórter e crítico do Correio da Manhã. Além disso, dirigiu curtas como “Grave Gavras” e “Três Dias em Outubro”. Faz mestrado em Ciência da Literatura na Faculdade de Letras na UFRJ.

Mostra Fluminense e Baixada & Mostra Cinema Leva Eu

Carioca de 1970, cresceu no bairro da Cidade de Deus. Iniciou a carreira aos 15 anos de idade, como produtor, no Bloco Carnavalesco Independente de Jacarepaguá. Um ano após, já assinava como Diretor de Carnaval da Agremiação. Aos 17 passou a produzir shows e eventos com artistas da MPB e bailes Funk. Em 1995, fundou a Silva e Assis, hoje Sergio Assis Filmes. É formado em Produção Executiva em Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Hollywood Film Institute, Direção de Fotografia e Assistente de Direção pela Academia Internacional de Cinema e TV (AICTV) e Produção de Shows e Eventos pela IATEC.Em 2002, voltou-se para os serviços de produção de elenco, atendendo à Rede Globo de Televisão, Multishow, Nike, MTV, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Coca-Cola, Ambev, Nokia, Skol, Unilever, Conspiração Filmes, O2 Produções, Aquarela Filmes, Goritzia Filmes, Gávea Filmes, Casé Filmes, entre outras.Criou o Projeto Cinema Leva Eu, em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. Como diretor presidente da EBAV, Sergio Assis assina a direção geral do Festival de Cinema de Xerém.